29/12
Confira algumas tradições populares do ano novo e seus significados

Está se aproximando o momento de dar adeus ao ano de 2020 e boas-vindas a 2021. Sem dúvida alguma, após um ano tão controverso, já tem muita gente buscando simpatias que prometam boas vibrações para os próximos 365 dias. Confira nossa lista com algumas dicas de tradições populares e o que cada uma delas representa.

Pular sete ondas


Uma das mais populares no Brasil, a origem da tradição de pular sete ondas vem das culturas africanas. Para realizar a simpatia, a pessoa deve pular sete ondas e, a cada vez, fazer algum agradecimento ou pedido para o ano seguinte.

 

Oferendas a Iemanjá


Iemanjá é considerada pelas religiões de matriz africana uma entidade protetora das águas. Por isso, nas cidades litorâneas, existe o costume de presenteá-la para pedir proteção e paz no ano seguinte. As oferendas costumam ser itens de beleza, como espelhos e colares, mas também é bastante popular o envio de rosas brancas como presente.

 

Comer lentilha


Alimento popular nas ceias de réveillon, acredita-se que o consumo de lentilha na virada do ano pode trazer sorte e boas energias. Porém, esse tradicional ritual possui algumas regras: a pessoa deve subir em um lugar alto (cadeira, mesa ou degrau da escada) e comer sete garfadas de lentilha.  

Usar roupas brancas


Na cultura ocidental o branco simboliza a paz e é uma cor bastante utilizada em rituais que envolvem momentos de transição e espiritualidade. No Brasil, o hábito de usar roupas brancas foi difundido por praticantes do Candomblé e é uma forma de buscar purificação e proteção para o ano seguinte.

 

Lingerie colorida


Se a tradição de ano novo é usar trajes brancos, para as “roupas de baixo” a regra é bem diferente. Cada cor de peça íntima possui um significado para o ano novo e representa diferentes pedidos. O branco atrai paz, o rosa traz amor, o amarelo atrai riqueza, o verde fomenta a esperança e o azul traz boas energias e prosperidade.

 

Comer romã


As simpatias com semente de romã são realizadas para atrair prosperidade e fartura. Normalmente, o ritual acontece da seguinte maneira: se deve comer apenas a polpa do romã, que envolve as sementes, mas não mastigar as sementes nem engoli-las. Após isso, você deve guardar sete sementes embrulhadas em um papel até o Dia de Reis (6 de janeiro), quando deve colocá-las na carteira para atrair dinheiro.

Comer uvas


A tradição de comer doze uvas tem origem na Espanha. A simpatia mais comum funciona da seguinte maneira: deve-se ingerir as uvas a cada badalada do relógio, uma por vez, fazendo sempre um pedido. Não dá tempo de engolir as uvas entre uma badalada e outra, então a pessoa fica com a boca cheia de uvas. Muito cuidado para não engasgar. Cada uva representa um mês. Dessa forma, você irá atrair boas energias para o ano que começará.

 

Brindar com champanhe


Bebida sempre presente em jantares nobres, o champanhe lembra celebração e riqueza. Os supersticiosos costumam fazer um brinde e beber uma taça de champanhe logo no primeiro minuto do novo ano, como forma de celebrar o ano que se inicia e atrair prosperidade financeira.

 

Qual a sua tradição de ano novo favorita? Tudo pronto para começar 2021 com o pé direito?