11/03

Passeando ou a trabalho em Vitória da Conquista, vale tirar um dia e tentar conhecer a Reserva Florestal do Poço Escuro, um ponto turístico da cidade que anda meio abandonado, mas conserva uma vegetação exuberante e constitui-se praticamente como último remanescente de mata de grande porte da zona urbana da cidade. A dica é ir em grupo durante o dia para garantir segurança e as melhores fotos. 

Com 17 hectares de mata ciliar, a reserva fica no meio da cidade, cercada por várias construções e tenta conservar intocável sua fauna e flora, de grande variedade biológica. Andando nas trilhas, dá para avistar vários animais de pequeno porte, como o macaco-prego, se o silêncio for mantido. O passeio inclui um trechinho do Rio Verruga, com o barulhinho gostoso das pequenas quedas d´água. 

A cada passo, o guia vai dando uma verdadeira aula sobre diversidade e preservação ambiental -  o lugar recebe mensalmente grupos de estudantes de escolas da região justamente com o intuito de reforçar a manutenção do espaço.