24/03
Oito dicas para quem vai viajar sozinho

Nem toda viagem precisa ser em grupo ou com companhia, não é mesmo? Viajar sozinho é libertador, divertido e pode te dar a excelente oportunidade de se conhecer melhor.

Mas viajar sozinho também precisa de alguns cuidados e preparações. Vamos conferir?

Mais dinheiro, menos imprevistos

Por estar viajando sozinho, os cuidados devem ser redobrados. Por isso, pesquise sobre custos do lugar e pense previamente no que pretende usar o seu dinheiro. Depois disso, aumente um pouco a verba da viagem! Garanta ainda duas fontes financeiras: em espécie e cartão de crédito, por exemplo. 

Dica: nunca saia de onde está hospedado com todo o dinheiro. Garanta o suficiente para passar o dia e deixe o restante guardado em um lugar seguro!

 

Deixe todos sabendo onde você está

Nada melhor que se sentir independente e curtir a própria companhia mas, para uma viagem mais segura, você deve informar a parentes e amigos próximos qual o seu destino, onde ficará hospedado e quantos dias irá ficar fora. Assim, se necessário, as pessoas poderão te encontrar. 

Dica: se for passar muito tempo em um mesmo lugar, opte por comprar um chip local para facilitar a comunicação.

Documentos nunca são demais para viajar sozinho

Comprovantes, recibos, documentos pessoais, carteirinha de vacinação e passaporte são essenciais para uma viagem mais segura. Além disso, deixe cópias digitai salvas no seu e-mail e WhatsApp, por exemplo. Para maior segurança, deixe as cópias (ou originais) guardados em um lugar seguro dentro de onde está hospedado.

Dica: leve originais e tire cópias autenticadas para garantir segurança em caso de perda. 

A sua mala acompanha você ou você acompanha sua mala?

Não leve muitas malas ou malas muito pesadas. Lembre-se que elas podem significar grandes complicações se você vai viajar sozinho. Pense em uma bagagem menor e já monte antes da viagem as roupas que deseja usar para aproveitar peças chaves. 

Dica: mantenha seus objetos de valor em uma mala de mão e evite extravios.

Hospede-se em lugares confiáveis

Leve em conta seus objetivos na viagem e entenda qual o melhor lugar para ficar. Quer conhecer pessoas? Deseja um espaço mais reservado? Quer ficar perto das atrações da cidade ou do silêncio das áreas afastadas? Estas e outras perguntas podem te ajudar a achar o lugar certo. 

Dica: opte por hostels para conhecer pessoas, hotéis e pousadas para mais aconchego e hotéis fazenda para estar em contato com a natureza.

Esteja aberto a conversas

Viajar sozinho também significa conhecer novas pessoas, novos costumes e novos lugares, por isso ,aproveite para conversar com pessoas que moram no lugar. Eles podem te dar dicas que outros turistas não conhecem!

Dica: tome cuidado para não passar dados importantes sobre você ou o lugar onde está hospedado.

Baixe aplicativos para ajudar

Tradutores, guias, jogos e de leitura: ótimas opções para quem quer estar conectado e não exagerar na bagagem! Deixe os livros e jogos no celular, além de deixar em casa o velho dicionário. Além disso, pesquise sobre app’s locais que possam te ajudar a conhecer a cidade onde vai se hospedar. 

Dica: opte por aplicativos que também funcionem sem Wi-Fi.

Experimente coisas novas

Às vezes, até uma viajem para a cidade vizinha pode te reservar surpresas incríveis. Novas comidas - que podem estar em barracas de rua ou em ótimos endereços gastronômicos -, museus, lugares fora da rota de turista, contato com a natureza: opções não vão faltar. Basta experimentar!

Dica: que tal montar um roteiro e, também, estar aberto a não segui-lo em alguns momentos? 

Lembre-se de fazer fotos e viver todos os momentos para que sejam inesquecíveis. A sua companhia também pode ser a melhor do mundo para explorar!