09/07
Você sabia que o Cristo de Mario Cravo possui a mesma altura que o Cristo Redentor?

Ao vermos uma imagem do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, a sua grandiosidade é uma das primeiras coisas que nos chama a atenção. Seu tamanho, comparado às pessoas em sua base nos surpreende. Mas o Cristo Crucificado da Serra do Periperi, ou o Cristo de Mario Cravo, como também é conhecido, possui a mesma altura do Cristo Redentor, a diferença está na altura do pedestal, que na estátua do Rio são oito metros e em Vitória da Conquista são apenas três.

 

Com as feições do povo sertanejo, castigado pelo sol e pela seca, o Cristo esculpido por Mário Cravo em fibra de vidro, posto sobre uma estrutura de concreto armado, tem 17 metros de altura, sendo considerado o maior Cristo Crucificado do mundo. Projeto de 1963, na primeira administração de José Pedral Sampaio, o monumento foi instalado em novembro de 1980, por ocasião do aniversário da cidade, quando o prefeito era Raul Ferraz.

 

A pouco tempo foi aprovado o projeto de restauração do monumento que, além da restauração da estátua, prevê no projeto a ser executado na Serra do Periperi pela prefeitura, a transformação do espaço em um local religioso de visitação, para atrair turistas, e moradores da cidade. Hoje já são realizados eventos no local, como o “Pôr do Sol no Cristo”, uma iniciativa da Polícia Militar da Bahia.

 

Assista o vídeo em que o próprio Mário Cravo Júnior explica detalhes do seu trabalho, desde a concepção e a execução até a colocação no alto de serra.