24/07

Um motivo mais do que suficiente para conhecer Vitória da Conquista é que a cidade é conhecida como a terra dos biscoitos. E não é para menos. A produção mensal nas fábricas chega a 400 toneladas para abastecer pontos de venda na Bahia e em vários outros estados. 

São biscoitos de todos os tipos, formatos e sabores que têm como matéria prima a goma, ou polvilho como é mais conhecido por lá. Doces ou salgados dão água na boca e enchem os olhos de quem passeia entre eles, em meio a grandes sacos nas feiras e lojas. É impossível não levar para casa, já pensando no cafezinho para acompanhar.

 

Um dos que mais fazem a fama de Conquista é o avoador. O tradicional é levemente salgado e bem crocante, mas tem que prefira os que ganham toque de erva-doce, queijo, gergelim. Outro bem típico da cidade é o ximango, bem encorpado e de sabor mais forte. 

Seja doce ou salgado, a variedade é enorme. Para o lanche da tarde, tem pastelzinho de bacalhau, bolinha de queijo, de cebola, de orégano e azeitona. Para adoçar a boca, tem de nata, maracujá, leite condensado, palito de coco, casadinho de goiaba, chocolate com baunilha e por aí vai. Listar todos os sabores é difícil. Fácil mesmo é exagerar nas compras e voltar para casa carregado de pacotes e mais pacotes! 

 

 

Onde comprar:

Centro de Abastecimento de Vitória da Conquista – Rua Catão Ferraz, Centro 

Solange Biscoitos – Rua Dois de Julho, 79, Centro /  Av. Jorge Teixeira, 606, Candeias 

Chalé dos Biscoitos – Av. Alziro Prates, 3, Candeias