17/11
Como planejar a sua viagem de férias

Pouco a pouco as coisas estão voltando ao normal (ou ao “novo normal”) e as pessoas estão se sentindo mais confortáveis e seguras para viajar. Mesmo que uma viagem não esteja nos seus planos próximos, é possível começar o planejamento para visitar o seu próximo destino. Separamos algumas dicas para você começar a se preparar. 

 

Defina o destino

 

O primeiro passo é decidir o lugar que você quer conhecer ou revisitar. Pesquise o máximo que você puder sobre atividades para fazer no local, pontos turísticos, restaurantes, costumes locais e sempre vá anotando. Quanto mais informações você tiver antes da viagem, mais rica ficará a sua experiência. 

Defina o número de dias e período da sua viagem

 

Saber quando e por quanto tempo você poderá viajar será fator decisivo na hora de definir o destino e montar o roteiro. Uma boa previsão de quantos dias e também da época para o embarque ajudará a definir quais opções da sua lista de desejos são mais adequadas. Se você sonha, por exemplo, em ver neve, não adianta embarcar em meio ao verão no destino. O número de dias disponíveis para a viagem também poderá afetar bastante a escolha. Se você tem muito tempo, poderá optar por destinos mais complexos, que exigem mais dias de viagem ou mesmo dividir as férias em mais de uma cidade.

 

Avalie os custos da viagem

 

O orçamento de ninguém é ilimitado e muitas vezes precisamos adiar sonhos devido ao alto custo da viagem. Ter ideia de quanto você poderá gastar ajudará a eliminar alguns destinos da sua lista de prioridades. Pesquisar um pouco sobre cada roteiro e avaliar preços de passeios, passagens aéreas, alimentação e hospedagem será fundamental para ter ideia do que é possível dentro do orçamento previsto.

Monte um roteiro base para todos os dias da viagem

 

Com todas as anotações do que fazer, o meio de transporte que será usado e o mapa das atrações será fácil montar um roteiro base para você seguir durante a viagem. Não é preciso se prender integralmente o roteiro, mas ter uma ideia do que é possível fazer em um mesmo dia ajuda bastante a organizar a viagem e também a não perder tempo demais em deslocamento ou buscando o passeio do dia.

 

Faça uma lista de tudo o que é fundamental levar na viagem

 

Você já está bem pertinho de viajar? Aproveite então os dias antes do embarque para fazer uma lista com os itens que não podem ser esquecidos. À medida que for lembrando de outras coisas, inclua imediatamente na lista. Com a lista básica em mãos será mais difícil deixar algo importante para trás. Vale incluir desde o dinheiro e passaporte até o travesseiro de pescoço para relaxar no voo. Essa lista servirá de base para suas viagens futuras e o trabalho maior será apenas na primeira vez.

Agora é só comprar as passagens, reservar o hotel e curtir bastante!