14/07
COMO ARRUMAR A SUA MALA DE INVERNO

Como montar uma boa mala de viagem no inverno é uma dúvida super comum. Uma “arte” que só conseguimos dominar depois de muitas viagens nessa época do ano. Em destinos que ficam no hemisfério norte, como Estados Unidos, México, Canadá, Europa e norte da Ásia, o inverno começa em 21 de dezembro e termina em 20 de março.

Já no hemisfério sul, América Central, América do Sul, África, Oceania e sul da Ásia, as datas do inverno são as mesmas do Brasil com início em 21 de junho e término em 21 de setembro.

No Brasil, os estados do norte e nordeste costumam ter invernos brandos e chuvosos com temperaturas entre 23 a 30 graus. Já a região do centro e sudeste costuma ter temperaturas de 15 a 25 graus, enquanto que o sul do país tende para 5 a 15 graus.

Não é porque é inverno que isso significa que você precisa levar muita roupa. O grande segredo está nas camadas. Leve apenas 1 ou 2 bons casacos (um de lã grossa e um  impermeável), poucas blusas de lã e muitas blusas e camisetas de manga comprida. Assim, você pode trocar a peça de baixo (que tende a suar mais) e revezar as roupas de cima, que são mais quentinhas.

 

Um bom conjunto de roupa térmica incluindo blusa, calça, touca e meias pode te ajudar a se manter aquecida por baixo do casaco. Esses itens costumam ser vendido em lojas esportivas.

Uma versão mais barata de blusa térmica são aquelas blusas segunda pele que normalmente usamos por baixo de blusões de lã. Elas não vão te aquecer tanto quanto uma blusa térmica, mas quebram um galho.

Procure levar apenas o necessário

Claro que a mala de inverno é um pouco mais difícil de compor porque as roupas são mais pesadas e acabam ocupando mais espaço. Mas, mesmo assim, procure levar o básico já que, quando temos muitos deslocamentos e trocas de hotel, acabamos ficando mais cansadas e mais estressadas.

Antes de fechar a mala, espalhe tudo em cima da cama e faça uma avaliação bem objetiva do que realmente vai precisar. Lembre-se que se faltar algo, você poderá comprar no destino.

Atenção com a hidratação

Muito frio e vento ressecam a nossa pele, principalmente a dos lábios, rosto e mãos que estarão mais expostas. É normal que essa regiões fiquem mais sensíveis e até mesmo rachem e sangrem. Por isso, é importante manter-se sempre hidratada.

Consulte a previsão do tempo antes de fechar a mala

Para que não haja erro nos itens que vamos colocar na mala de inverno é sempre bom a gente dar uma olhadinha na previsão do tempo na hora em que estamos seprando os itens que vão na mala e também na véspera da viagem. Assim, caso tenha alguma mudança na temperatura você poderá remanejar itens na sua mala.