27/06
9 benefícios de viajar para a sua vida!

Se você pensa que a viagem só serve para distrair a mente, está muito enganado. Essa prática tem inúmeros pontos positivos e que influenciam diretamente no nosso bem-estar. Portanto, trouxemos aqui 9 benefícios de viajar e já adiantamos que depois de ler sobre todos esses pontos, vai ser quase impossível não comprar agora uma passagem e partir para o aeroporto. Então prepare-se e confira!

1-Melhora seu currículo

Viajar ajuda a desenvolver a sua capacidade de lidar com imprevistos ou ainda de resolver problemas, além de contribuir para a maturidade, resiliência e para a inteligência emocional. Isso sem contar que você conhece novas pessoas e aprende a lidar com elas, e isso é fundamental em um ambiente de trabalho hoje.

 

2-Faz bem para a saúde

De acordo com um estudo realizado pelo National Institutes of Health’s Heart, Lung, and Blood  quem tira férias frequentemente, tem 21% menos chances de morrer por qualquer causa e 32% menos chances de morrer de doenças cardiovasculares.

Além disto, há comprovação científica que viajar auxilia na produção de anticorpos e no aumento do sistema imunológico, sem contar na melhora do sono, na disposição e na absorção de vitaminas. Quase um remédio natural, né?

3-Minimiza estresse e ansiedade

Viajar também auxilia na produção de uma série de hormônios como a endorfina, hormônio da felicidade e  a dopamina, hormônio do prazer e da motivação. Além disso, quando viajamos para lugares que promovem maior exposição ao sol, contribui também para a produção de serotonina, que é um forte aliado no combate à depressão.  

 

4-Faz você sair da Zona de Conforto

Às vezes, uma simples viagem de 4 ou 5 dias pode mudar completamente a sua visão, ampliando e te fazendo pensar em possibilidades que você sequer havia pensado. Sabe aquela ação que amplia todos os seus horizontes? Viajar te causa exatamente isso!

 

5-Amplia seu repertório e aumenta a criatividade

Viajar estimula a imaginação. Provavelmente em algum momento você já se sentiu sem criatividade, certo? Até nisso a viagem é um importante aliado, pois acaba nos forçando a pensar diferente e a desenvolver a nossa flexibilidade cognitiva que é a chave do sucesso para ser criativo. 

6-Ajuda na Jornada do Autoconhecimento

Viajar te permite aumentar a conexão consigo mesmo, e isso é imprescindível para se autoconhecer e desenvolver o amor próprio e o autocuidado, porque a pessoa mais importante do mundo tem que ser a gente mesmo, não é verdade?

7-Incentiva a aprender novas culturas, idiomas ou dialetos

Esse é um dos maiores motivos apontados pelas pessoas que fazem grandes viagens, mas acredite, não precisa sair do país para isso. O Brasil é tão miscigenado que ele possui uma grande diversidade de culturas, costumes, religiões e, inclusive, dialetos. 

 

8-Auxilia no aprendizado  de gerenciamento de tempo e de dinheiro

Qualquer viagem, por menor que seja, possui gastos e, por isso, precisa de um planejamento  e de um processo que vai desde a decisão da cidade e do hotel, até a compra de passagens. E para conseguir concluir, é necessário uma organização tanto em relação a dinheiro, quanto a definição das datas e do que é preciso para concretizar esse plano. 

9-Novas experiências Gastronômicas

Viajar te permite experimentar inúmeros sabores e mais do que isso, diferentes combinações de alimentos, temperos, condimentos que tornam rica a gastronomia local. Ter essa vivência enriquece não só o seu repertório, como também o seu paladar. Vamos combinar que essa é uma experiência literalmente deliciosa, né?